Qual a diferença entre Branding e Marketing? – leonardosanttos.com

Qual a diferença entre Branding e Marketing?

Leonardo Santtos

 

Quando falamos sobre marketing, branding, vendas, marketing de conteúdo, marketing digital, storytelling e publicidade, costumamos colocar tudo isso num só pacote e resumir a ‘marketing’. É comum ouvir “Vamos reforçar o marketing pra aumentar as vendas”.

Cada dia fica mais perceptível a importancia do Branding e Marketing para sobrevivência e crescimento de qualquer negócio.

Branding e Marketing são duas coisas diferentes mesmo que precisam trabalhar juntos. Aqui vai uma explorada em cada termo e nas principais diferenças de cad:

Importante entender a definição de brand:

“Brand é o nome, termo, design, símbolo ou qualquer característica que identifique um produto ou serviço e o distingue dos demais.”

O branding:

“Branding é a estruturação, planejamento e gestão do posicionamento de uma marca, despertando sensações e experiências de forma intencional.”

Ou seja, branding é gerir o que a marca significa na cabeça dos consumidores.

O que é branding
Definição de branding

E então a definição de Marketing:

“Marketing define de forma específica as atividades de como, onde e quando uma marca promove seus produtos e serviços para o público alvo no mercado.”

De maneira prática, as ações de marketing são baseadas em como aumentar as vendas, quais canais serão usados e como potenciais clientes serão alcançados. Como promover os produtos e serviços para a audiência, por exemplo, campanhas em outdoors, filmes para TV e social media.

O branding, por outro lado, é sobre o propósito e os porquês da marca e serviço existirem. Qual a experiência queremos despertar nos potenciais consumidores e como eles se sentem em relação ao produto ou serviço. É o que faz uma marca ser lembrada e ou amada.

É válido lembrar também que Branding é um processo a longo prazo, já o marketing é a curto prazo. É comum optar por investir no curto prazo pois todo mundo quer resultado rápido, mas um erro deixar o branding de lado por isso.

O branding é sobre percepção da audiência e isso leva um certo tempo em construção, atuando no emocional, é como um relacionamento. E sem dúvidas esse processo impacta diretamente no marketing no longo prazo, uma vez que, consumidores que se apaixonam por uma marca, naturalmente a escolhem em meio às demais.

Uma marca tem diversos pontos de contatos com potenciais clientes. Antes de comprar um produto ou serviço, temos diferentes pontos onde descobrimos ele, seja pesquisando melhor antes de comprar ou através de anúncios. Se não somos familiar com a marca, procuramos provas social, como reviews, indicações, verificamos a rede social, etc.

Um bom branding ajuda o marketing e aproxima os pontos de contatos atuando no reconhecimento e transmitindo confiança que faciltam a jornada de compra.

“Branding é a arte de se tornar reconhecível, amável e confiável.”

John Jantsch

O ponto aqui é que claramente se torna mais difícil de vender sem um bom branding. É mais trabalhoso convencer uma pessoa que seu produto é bom e confiável de forma breve num ponto de contato com potenciais clientes.

E como ter um bom branding?

Estando ciente dos principais pontos de contatos da marca, o propósito e as se sensacões que queremos despertar, aplicamos isso de forma estratégica e coerente. Fornecer uma experiência unificada e que cause a sensação exata a qual diferencie a marca das demais.

O design é parte fundamental desse processo. Através do design, desenvolvemos uma identidade que representa visualmente as promessas, propósito e sensações da marca. O Design comunica para o público potencial, gerando a percepcão idealizada do branding.

O bom design resgata uma sensação de familiaridade e torna a marca amável, curiosa, imponente. Além de trazer consistência em todos os pontos de contatos. Claro que o design não é tudo, ele deve agir como parte importante e integrando os demais processos, como o marketing e produto.

Criar uma marca relevante e que impacte positivamente é um trabalho multidisciplinar e extremamente fundamental num mundo tão complexo e cada vez mais cheio de opções. Por que seus clientes escolhem seu produto ou serviço? O que eles sentem em relacão a sua marca? Qual fator diferencia seu produto dos demais?

Descubra mais sobre branding: https://www.leonardosanttos.com/o-que-e-branding/

Newsletter LS

Recebe novidades e conteúdos primeiro. Sem spam 🙂

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.