“Swiss style”
Conhecido também como Estilo Tipográfico Internacional, o Design Suíço valoriza a simplicidade e a funcionalidade, evitando ornamentos desnecessários e priorizando a comunicação direta e eficiente da mensagem. Frequentemente utilizando grids modulares com precisão, e tipografia sem serifa, especialmente Helvetica.
Origem do Design Suíço
O design suíço emergiu nos anos 50 entre a Suíça e Alemanha. Um estilo bem definido com foco em clareza, legibilidade e objetividade. Num contexto de grande mudança pós-guerra, que exigia simplificar e ordenar as coisas de forma racional e organizada.
Inspirado por movimentos como o Bauhaus, o Construtivismo Russo e o Modernismo, conta com grandes nomes como Josef Müller-Brockmann, Armin Hofmann e Adrian Frutiger. Pioneiros desse movimento, deixando um legado que ainda inspira profissionais do design. A abordagem suíça continua a destacar a importância da simplicidade e da clareza como ferramentas para criar projetos funcionais e universais, tanto no impresso quanto no digital.
Principais pilates do “estilo suiço”
Designers estabeleceram formas ordenadas e simples de organizar as informações sem muitos ornamentos.
- uso de GRIDS, como regra, para alinhar e equilibrar os elementos, facilitando
a leitura visual
- tipografia sem serifa (Sans-Serif) como Helvetica e Univers, que trazem um visual clean, moderno e legível
- olhar racional, encarando o design não como ato artístico e sim como solução de problemas
- fortemente influenciado pelos princípios da BAUHAUS e o Construtivismo RUSSO, que focam na forma e função
- cores sólidas e formas geométricas simples, evitando complexidade visual
- prioridade para o uso de fotografia ao invés de ilustrações, o que traz clareza e objetividade para o que é comunicado
Grandes nomes da época
Josef Müller-Brockmann
Designer e professor, foi um dos grandes precursores do Estilo Tipográfico Internacional, propagando o design suíço em seus trabalhos e livros autorais.
Armin Hofmann (1920 – 2020)
Junto com Emil Ruder, Hoffman ajudou a fundar a Escola de Basel (Schule für Gestaltung Basel) e ajudou a criar o estilo suíço de tipografia.
Ernst Keller (1891 – 1968)
Estabeleceu fundamentos que não apenas moldaram a Escola Suíça de Design mas também influenciaram a prática do design gráfico em todo o mundo.
Max Huber (1919 – 1992)
Sua abordagem inovadora ao design, juntamente com seu olhar aguçado para estética, o colocou entre as celebridades mais aclamadas de seu tempo.
Max Bill (1908 – 1994)
Realizou uma atuação especial na área de educação do design, sendo professor na Escola de Ulm, onde influenciou fortemente o perfil assumido pela Escola Superior de Desenho Industrial, no Brasil e na Alemanha.
Além do design
Os princípios do Design Suíço influenciaram diversas áreas na busca por criar coisas funcionais, eficientes e com um visual simples e refinado. Arquitetura, produtos, interface, por exemplo.
O Design Suiço é:
- limpo
- versátil
- objetivo
- coeso
- responsivo
- minimalista
Esses são princípios inspiradores para aplicar em projetos e evoluir na carreira
Apoie o conteúdo compartilhando e deixando seu feedback. Até a próxima!