Index of Aesthetics, um acervo com as tendências e estilos visuais na comunicação e design


Você sabia que há um nome ou definição para cada tendencia de design e estéticas que foram popular em determinadas épocas? Melhor ainda, há uma comunidade online dedicada a catalogar todos esses estilos.

Algumas estéticas são marcantes e caracterizam uma época num mundo onde a comunicação e o marketing é parte da nossa vida. O tempo todo somos impactado por anúncios, embalagens, folhetos e as diversas formas de mídias e publicidades e uma das formas mais eficientes de comunicar é através de imagens. O design gráfico é a base para isso, responsável por criar os aspectos visuais e comunicar visualmente, da melhor forma possível. E assim como na moda, arquitetura e na arte, vão surgindo tendências e estilos influenciados por movimentos, pela evolução tecnológica e pelas necessidades de cada época, especialmente pelas necessidades de consumo.

O CARI, ou Consumer Aesthetics Research Institute, é uma comunidade on-line que busca catalogar as diversas tendências e estilos visuais desde os anos 1970 até hoje, disponibilizando um sumário da história do design que nomeia todas as estéticas usadas em todos esses anos de comunicação.

O site em inglês pode ser acessado aqui.

E abaixo cito, em resumo, algumas estéticas marcantes na história do design.


Frutiger Aero (Anos 2000)

Termo cunhado por Sofi Lee para descrever a estética tecnológica corporativa popular de aproximadamente 2005 a 2013. Os motivos proeminentes incluem:

Skeumorfismo em design UI/UX
Design brilhante
Fontes sem serifa Frutiger/humanistas
Paletas de cores terciárias
Materiais vítreos/transparentes
Fotografias da aurora boreal
Fotografia bokeh
Fotografias macro de grama

Windows Home Server wallpaper (2007) – Estética Frutiger Aero
Frutiger Aero – estética dos anos 2000
O2 Flagship Store – München, Marienplatz (2007) – Estética Frutiger Aero
Strictly Digital Presents… Atmosphere Chapter 2 – Deeper Drum And Bass (2007) – Estética Frutiger Aero


Acidgrafix (anos 2010 – presente)

“Grunge do Instagram” quebra-regras e blending mediano. Cheio de horror vacui, tipografia cromada, texturas excêntricas e autorreferencialismo

Post Malone- Beerbongs and Bentleys (2018) – Acidgrafix Aesthetic – capa de album com estilo visual acidgrafix
BABY PERIGOSA & HEAVY BAILE X EDWARD MAYA & VIKA JIGULINA – PRINCESA DA FAVELA (2019) – capa de album com estilo visual acidgrafix

Corporate Menphis (anos 2010 – presente)

A estética corporativa ‘amigável’ genérica dos anos 2010, neo-Memphis, cores pastel, influência Mondrian, apropriação corporativa de motivos Vaporwave, fontes geométricas sem serifas, plantas Monstera, compensado exposto, paredes brancas, gráficos influenciados por Matisse.

humaaans, 2018 – estética Corporate Memphis
Discord Brand Refresh, 2020 – estética Corporate Memphis
New York Times Smarter Living Guide “How To Dress Up”, 2018 – estética Corporate Memphis

Vaporwave (anos 2010)

O movimento pós-internet, intimamente ligado ao gênero musical, da nostalgia dos anos 1980 e 1990 distorcida pela ironia pós-moderna.

Giphy App Store – Background Image (2020) – Estética Vaporwave
Louis Vuitton London (2019) – Estética Vaporwave
Art by Mr. Melville (2020) – Estética Vaporwave
Share the Post:

Related Posts

Wallpapers do novo iPad Air e iPad Pro 2024

A Apple lançou os novos iPads no evento de 7 de maio, com upgrades no processador, telas e muito mais. Os wallpapers dos novos iPads levam o nome das linhas de cada produto, por exemplo, o wallpaper do iPad Pro é a palavra “pro” estilizada. Confira e baixa agor mesmo.

Read More

DIcas para melhorar seu estilo de design: como criar um visual bold

Um estilo visual bold traz um destaque expressivo para seu design. É um visual que chama atenção e não costuma ser ignorado pela expressividade dessa estética. Nele você percebe constrastes marcantes, cores saturadas e elementos inesperados que causam estranheza numa primeira vista. Nem preciso dizer que é o meu preferido. Frequentemente recebo mensagens perguntando sobre como crio meus designs, então aqui vão algumas dicas.

Read More

Este site usa cookies para aprimorar a navegação. Saiba mais sobre nossa Política de privacidade.

Entre na lista de espera da
mentoria com Leonardo Santtos