Você sabia que há um nome ou definição para cada tendencia de design e estéticas que foram popular em determinadas épocas? Melhor ainda, há uma comunidade online dedicada a catalogar todos esses estilos.
Algumas estéticas são marcantes e caracterizam uma época num mundo onde a comunicação e o marketing é parte da nossa vida. O tempo todo somos impactado por anúncios, embalagens, folhetos e as diversas formas de mídias e publicidades e uma das formas mais eficientes de comunicar é através de imagens. O design gráfico é a base para isso, responsável por criar os aspectos visuais e comunicar visualmente, da melhor forma possível. E assim como na moda, arquitetura e na arte, vão surgindo tendências e estilos influenciados por movimentos, pela evolução tecnológica e pelas necessidades de cada época, especialmente pelas necessidades de consumo.
O CARI, ou Consumer Aesthetics Research Institute, é uma comunidade on-line que busca catalogar as diversas tendências e estilos visuais desde os anos 1970 até hoje, disponibilizando um sumário da história do design que nomeia todas as estéticas usadas em todos esses anos de comunicação.
O site em inglês pode ser acessado aqui.
E abaixo cito, em resumo, algumas estéticas marcantes na história do design.
Frutiger Aero (Anos 2000)
Termo cunhado por Sofi Lee para descrever a estética tecnológica corporativa popular de aproximadamente 2005 a 2013. Os motivos proeminentes incluem:
Skeumorfismo em design UI/UX
Design brilhante
Fontes sem serifa Frutiger/humanistas
Paletas de cores terciárias
Materiais vítreos/transparentes
Fotografias da aurora boreal
Fotografia bokeh
Fotografias macro de grama
Acidgrafix (anos 2010 – presente)
“Grunge do Instagram” quebra-regras e blending mediano. Cheio de horror vacui, tipografia cromada, texturas excêntricas e autorreferencialismo
Corporate Menphis (anos 2010 – presente)
A estética corporativa ‘amigável’ genérica dos anos 2010, neo-Memphis, cores pastel, influência Mondrian, apropriação corporativa de motivos Vaporwave, fontes geométricas sem serifas, plantas Monstera, compensado exposto, paredes brancas, gráficos influenciados por Matisse.
Vaporwave (anos 2010)
O movimento pós-internet, intimamente ligado ao gênero musical, da nostalgia dos anos 1980 e 1990 distorcida pela ironia pós-moderna.