Compartilhar post









DIcas para melhorar seu estilo de design: como criar um visual bold

Um estilo visual bold traz um destaque expressivo para seu design. É um visual que chama atenção e não costuma ser ignorado pela expressividade dessa estética. Nele você percebe constrastes marcantes, cores saturadas e elementos inesperados que causam estranheza numa primeira vista. Nem preciso dizer que é o meu preferido. Frequentemente recebo mensagens perguntando sobre como crio meus designs, então aqui vão algumas dicas.

1. entenda o que será comunicado?

As vezes a gente tende em pensar primeiro no visual e já correr para criar. Mas é extremamente necessário entender a ideia antes de partir pro visual. Se você precisa comunicar uma frase, um aviso ou uma ideia, entenda desde o início. Eu sempre vou até o sentido mais primitivo do que será comunicado e então desconstruir as coisas.

fonte: acervo pessoal – Leonardo Santtos

2. Vamos as regras!

Primeiramente, coerência. Segunda(mente) seja inesperado(a). Um visual bold é ousado e portando ultrapassa alguns limites, porém mantendo a coerência. Atente-se em respeitar a Identidade da marca e explorar perspectivas, tons e elementos. Sua preocupação deve ser com a eficácia do visual, seu medo deve ser parecer básico.

fonte: acervo pessoal – Leonardo Santtos

3. O que fica da sua ideia mais básica…

As primeiras ideias são sempre empolgantes e geralmente são cheias de elementos. Pergunte-se o que pode ser tirado sem alterar a mensagem principal. Pergunte-se como subverter uma ideia básica? E aqui entra multidisciplinaridade, como agregar coisas diversas e pegar inspiração em áreas e temas além do comum.

fonte: savee

4. Saiba dar destaque e direcionamento

Na maioria das vezes, um visual bold carrega diversos elementos de destaque que geram peso, porém distribuídos de forma a direcionar o olhar intencionalmente. Então você não precisa ser minimalista, mas precisa dar sentido na bagunça.

fonte: thesearchsystem

5. cause incômodo

Um visual bold genuíno causa incômodo e certa estranheza, do tipo que as pessoas param para olhar e entender melhor. Não tenha medo de fazer isso. Seu design deve fazer a pessoa parar e observar, seja usando uma diferença de tamanhos expressiva dos textos, um alto contraste, ou composições mais complexas e polêmicas.

fonte: Paula Scher

6. Torne as coisas grandiosas

Se o produto, título ou palavra é o destaque, torne-o grandioso adicionando efeitos de luz, distorções, perspectiva, movimento ou escala em relação a outros elementos do layout. Trazendo uma sensação de grandiosidade e imponência. Mesmo que seja apenas uma letra.

fonte: Apple

7. altere a realidade

Brinque com o que é real e o que não é adicionando toques mágicos, expondo parte da estrutura crua, desconstruindo algum elemento ou criando formas inesperadas a partir de outras formas que interajam entre si. E claro, um olhar cuidadoso com as cores, luz e sombra.

fonte: acervo pessoal – Leonardo Santtos

Se você quer aprofundar mais e ver isso na prática, me acompanha no Instagram @st.leonardo

Compartilhar post










Este site usa cookies para aprimorar a navegação. Saiba mais sobre nossa Política de privacidade.

Entre na lista de espera da
mentoria com Leonardo Santtos