Com a chegada do Vision Pro, óculos VR da Apple, nossos olhos se voltam para onde o futuro dos gadgets está apontando. Já existem diversos óculos VR disponíveis mas a verdade é que a interface e o modo como iteragimos com ela não mudou muito até agora.
Mas, o que é interface?
Interface é o meio pela qual interagimos com os sistemas, são elementos que ligam fisicamente ou estabelecem a comunicação entre sistemas ou partes deles que não poderiam ser conectados diretamente
A forma como interagimos com o digital
Desde os primeiros celulares com tela sensível ao toque, nosso modo de interagir com os sistemas tem sido cada vez mais fácil e direto. Ao tocar na tela você tem o controle de todos os elementos da interface. Antes disso, você precisava do intermédio de um mouse ou teclado para realizar qualquer tarefa.
A tecnologia segue avançando e estamos sendo introduzido à computação espacial. Uma nova forma de realizar tarefas e interagir com o sistema sem telas para tocar. A interface estará em seu ambiente real e responde ao movimento do seus olhos e ações das mãos.
Claro, você ainda precisa por um óculos ligeiramente grande e cheio de sensores sutilmente distribuidos.
Ok, os óculos de realidade aumentada (VR) não são novos, eles já estão há um bom tempo no mercado.
Mas lembre-se estamos falando aqui da evolução das interfaces.
Familiaridade e conforto
Até então, controlar os óculos de VR exigiriam o smartphone ou acessórios de mão, como era o caso do Meta Quest (óculos VR da Meta).
Com o Vision Pro, óculos (VR) da Apple e a computação espacial, você não precisa de nenhum elemento extra. Reconhecendo o movimento de suas mãos e até o movimento dos olhos, que entende onde você está focando. Permitindo uma interface mais dinâmica e uma experiência de uso elegante.
Design imersivo
A interface está em seu ambiente para trazer novas formas de explorar conteúdo e imergir no digital. O limite 2D das telas é substituído pela profundidade dos objetos em mundo real. E claro, tudo é pensado para fornecer uma experiência intuitiva e confiante. A interface respeita alguns princípios básicos do ambiente como distância dos objetos, orientação, escala e volume.
Além de estar integrada à comandos de voz, movimento da cabeça e principalmente os movimentos e interferências do ambiente. Como quando alguém fala com você, por exemplo.
É o fim das telas?
Assim como as telas sensíveis ao toque não substituíram definitivamente os mouses e teclados, a computação espacial não vem com essa pretensão. Essa é uma nova possibilidade de interação que pode ser ideal para algumas tarefas mas para outras não. Então as novas soluções complementam umas as outras e coexistem.
Experiências imersivas em computação espacial como o Metaverso, são um mundo paralelo que você decide visitar quando quiser para fazer coisas legais sem a limitação do mundo real. É como ir ao cinema.
Estamos cada vez mais diminuindo a distância entre o mundo digital e o mundo físico. Agora a computação espacial eliminou as telas, futuramente eliminará também os óculos VR.
Alguns recursos sobre Design espacial:
- Princípios do Design espacial
- Design de interfaces para computação espacial
- Design para o Vision OS
- Introdução de como criar apps para computação espacial
- Princípios de design para interação espacial
- Série de videos da Apple para design espacial