Aprenda a diferenciar estilos e características que diferenciam fontes que tanto usamos no cotidiano e o que cada um significa para escolher certo.
Escolher a fonte ideal para seu trabalho pode parecer fácil “sei lá, achei bonitinha”. Mas na verdade, assim como tudo no design, cada tipo imprime um significado diferente e pode facilitar ou complicar sua mensagem.
Conheça os tipos de letras e suas associações psicologicamente.
Fontes serifada (serif)
Fontes serifadas são clássicas e tradicionais, transmitem respeito, elegância, autoridade. São excelentes em grandes textos impressos e em conteúdos de moda e beleza.
Dica: Combina com fontes sem serifas
Fontes sem serifa (sans serif)
Fontes sans serif são modernas, objetivas e estáveis. Ideal para textos limpos, neutros e uso em telas, interfaces e sistemas digitais.
Dica: Combina com fontes serifada e script
Fontes com serifa slab
Slab é um tipo de serifa moderna, chama atenção por ser impactante, sólida e pode ser usada para evidenciar, avisar ou destacar sessões importantes.
Dica: Ótimas para uso em títulos
Fonte script
Fontes script são menos legíveis pois imitam escritos à mão, pincéis, são irregulares. Elas Transmitem criatividade, feminilidade e são amigáveis, ideal para destacar palavras nesse contexto.
Dica: Combina com fontes sem serifa
Fonte moderna
Como o próprio nome já diz, essa fonte com hastes fixas e formas bem definidas mostram mais dinamismo, exclusividade e são bem legíveis. Ideal para assuntos corporativos e visionários.
Dica: Combina com pesos diferentes da mesma
Fonte itálica
Muito usada para distinguir partes específicas, traz uma ideia de movimento, ação, é decorativa e, sendo sem serifa, torna-se moderna e leve.
Dica: Combina com serifadas e não serifadas, além de versões regulares
Gostou? Compartilhe essa dica!