Quais são os diferentes tipos de fontes tipográficas? – leonardosanttos.com

Quais são os diferentes tipos de fontes tipográficas?

Leonardo Santtos

 

Aprenda a diferenciar estilos e características que diferenciam fontes que tanto usamos no cotidiano e o que cada um significa para escolher certo.

Escolher a fonte ideal para seu trabalho pode parecer fácil “sei lá, achei bonitinha”. Mas na verdade, assim como tudo no design, cada tipo imprime um significado diferente e pode facilitar ou complicar sua mensagem.

Conheça os tipos de letras e suas associações psicologicamente.

Fontes serifada (serif)

Fontes serifadas são clássicas e tradicionais, transmitem respeito, elegância, autoridade. São excelentes em grandes textos impressos e em conteúdos de moda e beleza.

Dica: Combina com fontes sem serifas

Fontes sem serifa (sans serif)

Fontes sans serif são modernas, objetivas e estáveis. Ideal para textos limpos, neutros e uso em telas, interfaces e sistemas digitais.

Dica: Combina com fontes serifada e script

Fontes com serifa slab

Slab é um tipo de serifa moderna, chama atenção por ser impactante, sólida e pode ser usada para evidenciar, avisar ou destacar sessões importantes.

Dica: Ótimas para uso em títulos

Fonte script

Fontes script são menos legíveis pois imitam escritos à mão, pincéis, são irregulares. Elas Transmitem criatividade, feminilidade e são amigáveis, ideal para destacar palavras nesse contexto.

Dica: Combina com fontes sem serifa

Fonte moderna

Como o próprio nome já diz, essa fonte com hastes fixas e formas bem definidas mostram mais dinamismo, exclusividade e são bem legíveis. Ideal para assuntos corporativos e visionários.

Dica: Combina com pesos diferentes da mesma

Fonte itálica

Muito usada para distinguir partes específicas, traz uma ideia de movimento, ação, é decorativa e, sendo sem serifa, torna-se moderna e leve.

Dica: Combina com serifadas e não serifadas, além de versões regulares

Gostou? Compartilhe essa dica!

Newsletter LS

Recebe novidades e conteúdos primeiro. Sem spam 🙂

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Guia sobre fontes tipográficas