O que é o mobile First – leonardosanttos.com

O que é o mobile First

Leonardo Santtos

 

Os dispositivos móveis estão dominando o mundo, então conteúdos que funcionam bem no celular são facilmente bem distribuidos em qualquer tela.

Mobile first, basicamente é sobre o desenvolvimento de sites e projetos web focados na estrutura mobile, ou seja, seu layout e funcionalidades são desenvolvidos primeiramente para a tela do celular, e a partir disso, adaptado para telas maiores, como dos desktops.

Sua audiência está no mobile?

Nos últimos anos a maior parte do tráfego dos sites vem dos celulares e dispositivos portáteis. Muitos desses usuários usam seus dispositivos para começar e completar tarefas na web sem ter a necessidade de um computador. Então muitas empresas já desenolvem seu conteúdo e design pensando primeiramente nas telas de smartphone.

Acesso a websites nos últimos anos
Acesso a websites por dispositivos portáteis e computadores

O design para mobile first otimiza o conteúdo

Telas pequenas exigem um desafio maior, priorizar o conteúdo de forma que torne fácil e atraente. Essa abordagem traz um avanço progressivo, em que, a partir do design projetado para mobile é que será adaptado então para outros tamanhos de telas.

O avanço progressivo também ajuda a otimizar componentes de Design

Ao projetar a marca, por exemplo, deve-se pensar em como ela se comporta em telas pequenas e em versões condensadas como um ícone. É também um passo importante para implementar uma unidade visual, ao traduzir como os elementos da identidade visual serão distribuidos com responsividade.

A experiência do usuário conta ainda mais

– Mídias relevantes que comunicam visualmente e com máxima clareza;

– Textos com propósito e uma linguagem concisa;

– CTA (botões de chamada para ação) mais diretos e que permitem uma rápida conexão entre a marca e o usuário.

Interface do site da Airbnb inicialmente concebida para smartphones
Interface do site da Airbnb inicialmente concebida para smartphones

Peformance e velocidade de carregamento é fundamental

Ao desenvolver para mobile uma das prioridades principais é otimizar o carregamento do conteúdo. Tendo em vista que os smartphones podem estar conectado via 3G ou 4G, o que requer o menos de consumo possível e facilidade de carregamento nos navegadores.

Isso não deixa de ser regra nos desktops. Então quanto mais otimizado a velocidade de carregamento, melhor usabilidade do seu site em todas as telas. Além disso o google deixou de indexar sites que não são responsivos. Quanto mais otimizado melhor será a posição nas buscas.